Ícone do site Daniel R Branco

Compulsão à Repetição: Angústia para Além do Princípio do Prazer?

Artigo Técnico Completo Publicado na Revista Renovare de Saúde e Meio Ambiente – Ano 5 – Volume Especial 2 – Maio de 2018. ISSN: 2359-3326.

Resumo: A angústia, ou ansiedade, é um tema recorrente na prática clínica da atualidade. Embora a psicopatologia atual esteja mais interessada em sua expressão sintomática no formato de um relato primário feito pelo paciente que sofre, o método psicanalítico convida o paciente a uma construção simbólica que pode revelar o funcionamento estrutural deste sintoma. Embora a angústia possa ter sua gênese em múltiplas produções psíquicas, a repetição em série de processos que levam a este tipo de sofrimento é algo frequente e facilmente observável em relatos clínicos. Tendo isto em vista, o presente trabalho tem como objetivo discutir a compulsão à repetição e sua relação com o princípio do prazer, levando em conta a metapsicologia freudiana, possibilitando assim maior entendimento de seu funcionamento estrutural, assim como levantar e desenvolver alguns questionamentos sobre o tema. Para isto serão trabalhados textos da obra freudiana que abordam diretamente o tópico, assim como alguns comentadores atuais, os quais se considera poderem contribuir para a discussão.

Para o Artigo completo: Clique Aqui

Como citar:

Branco, D. (2018). Compulsão à Repetição: Angústia para Além do Princípio do Prazer? Revista Renovare de Saúde e Meio Ambiente ,Ano 5 Vol 2 (327-338) – Recuperado em (data): <https://drive.google.com/file/d/1KFpPIEolJI6w7Udy6ttGMBwcChW53ivc/view&gt;

Sair da versão mobile