De Portais Dantescos à Resistência:

42851138_1926465197422471_6146698396485812224_n

Curitiba em 29/09/2018 durante o levante popular pela democracia #elenão

Sim, enchei-vos de esperança, ó vos que entrais!

Pois as ruas são tomadas por uma enchente, mostrando que há vida nas cidades, que há afeto que resiste ao déspota e que; há esperança. Há esperança mesmo frente ao imenso abismo formado pelos polos da desigualdade.

Enchente, de gente que escancara seu desejo de que o Sujeito tenha espaço em sua pluralidade; que a normopatia dos tempos modernos pode ser superada sem a inundação farmacêutica; o desejo de que, mesmo na derrota, permaneça a re-existência de milhões que merecem conviver entre as diferenças, com toda a dignidade, com toda a humanidade que conquistamos em séculos de História.

São tsunamis a insistir que a democracia (assim como a Psicanálise) possibilita em sua ética que as muitas diferenças possam conviver, não por pena concedida após a culpa dos poucos e abastados plutocratas, mas sim por direito conquistado pela humanidade.

Luta por tua liberdade, vós que reconheceis as limitações da realidade! Pois, o real poder do povo está longe de ser conquistado; demandará, logo, longa resistência, sabedoria e paciência com aqueles que não percebem o que fazem, pois querem dar vazão ao seu ódio, mas preferem dele nada saber. Sim, estes também atravessam os portais, pois a ideal democracia possibilita a verdadeira inclusão das diferenças, sem permitir que morram os argumentos; concede vida ao saber que luta pela ascensão do Sujeito, pois somente assim este poderá verdadeiramente se responsabilizar por seus desejos.

Sim, enchei-vos de esperança, ó vós que lutais, pois pelos portais da liberdade #elenão poderá passar! E, caso por acidente da História, o palhaço venha a sentar-se no comando: Resista!

(Daniel R Branco).

IMPORTANTE: O texto acima não denota posicionamento partidário, mas sim uma posição condizente com a ética da psicanálise, que ao contrário da segregação proposta por um estado autoritário, indica a inclusão de uma democracia onde muitos podem conviver com suas diferenças. Há tempos em que é necessário um posicionamento que, mesmo pela via do negativo, procure gerar questões úteis para todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.