Em meados de Março de 2020, a realidade nos impôs medidas coletivas para lidarmos com a pandemia do COVID-19, dentre elas o isolamento social tem se mostrado a mais eficiente. Porém, além da própria exigência de agir pensando no bem comum, o isolamento traz desafios em termos de trabalho, convivência familiar (ou a falta dela), psicoterapia online, economia e até mesmo a percepção da ameaça.
Ao acompanhar pacientes que fazem análise online, por residirem fora do Brasil em locais onde a disseminação do vírus está em estado mais crítico, pude perceber algumas questões frequentes e dificuldades que se passa quando se permanece em isolamento por vários dias ou, algumas vezes, semanas.
Dentre elas,a sensação de desaceleração do tempo, da lentidão da passagem dos dias, a intensificação dos conflitos familiares causada pelo convívio mais intenso; enfim, diversas formas de angústia que poderá gerar sofrimento caso não tenha saída produtiva. Neste sentido a escuta especializada por um profissional da Psicologia, ou psicanálise, que seja capaz de flexibilizar seu setting de atendimentos para a modalidade remota (online) pode ser um grande diferencial.
Pois, existe a facilidade de que nestes momentos, pensamentos paranoicos, ou de excessiva preocupação com isto que há de tão inapreensível de um vírus, ou uma infecção que acontece pelo ato de respirar, podem se desenvolver com tanta virulência como o próprio COVID. Deve-se levar a sério esta pandemia, mas ainda mais a sério o desafio de cumprir todas as recomendações da OMS sem perder a saúde mental.
Para isto, uma forma mais leve de encarar este desafio é fazer uma analogia com a brincadeira de ”esconde-esconde”. Como no jogo infantil, ganha aquele que não for encontrado, ou o que for encontrado por último: Portanto, contra o Corona Vírus, ganha aquele que o vírus não conseguir encontrar, ou o que seja encontrado o mais tarde possível para que o sistema de saúde tem maiores chances de atender aos mais expostos e vulneráveis à doença.
Com solidariedade, pensamento coletivo e calma, todos podemos passar por este significativo momento de mudança, procurando torná-lo o mais produtivo possível, mesmo que seja brincando de se esconder.